Meus(nossos) primeiros contatos com sistemas operacionais.

Mutos tem contato com sistemas operacionais. porém muitos também não reconhecem como uma estrutura e o próprio sistema funciona e interage com o operador, ambientes de rede e outros sistemas.

O caminho de muitos, desde o surgimento de uma consciência digital.

Década de 80/90.

Microsoft.

Ambientes de pequeno porte.

Ambientes x86.

Alguns pontos marcantes. (I/O).

Blocos de execução.

Armazenamento.

Limites.

Necessidades.

O modelo de execução.

O Formato e operabilidade em um ambiente tipo UNIX.

Motores, c, c++.

O alto, e baixo nível.

Podemos entender como alto nível o ambiente de integração e interatividade com o material humano, ou seja o operador de tecnologia de forma geral.

Um programa de computador se caracteriza como aplicativo quando este é voltado para interação com o operador e tem a funcionalidade relacionada a uma tarefa do ser humano de forma geral.

O baixo nível por sua vez, pode ser entendido como sendo um modelo para um programa de computador onde este irá interagir como o ambiente computacional em si. Ou seja ela irá atuar de forma a construir controle e muitas fazer construir interfaces para o ambiente computacional definido pelo equipamento e o sistema operacional propriamente dito.

Também se entende as questões de utilitários que em muitos casos irão realizar operações relacionadas aos dados, controle de entrada e saída, controladores de permissões, controladores de formatos de armazenamento e registros de informações para o ambiente definidos pelo sistema operacional.

Ambiente de bibliotecas.

Linkagem.

Estrutura de I/O.

Os ambiente Linux.

Existem diversos ambiente operacionais e sistemas “Linux” na atualidade.

Porém muitos deles s encontram em um nível requisitado de conhecimento técnico para sua manutenção ainda um pouco distante das realidades de conhecimento técnico de muitos.

Particularmente, para um primeiro contato com um ambiente Linux temos algumas opções bem lúdicas e com princípios na simplicidade como o Ubuntu, como um derivado do Debian e muitos outros, porém, alguns deles se encontram sob licenças não livres, ou seja participam de direitos de patentes sendo propriedades de empresas instituídas com finalidades diversas.

Sendo assim, recomento a instalação e tentativa de adequação do estudante ou ainda profissional em geral com um ambiente como o Debian, seus derivados, por uma série de aspectos e características que com certeza irão facilitar a compreensão e adequação a realidade de operabilidade, manutenção e aproveitamento de um ambiente Linux.

Para maiores informações sobre o movimento do software livre, o qual vem adquirindo adeptos nos recentes 15 anos podemos recomendar uma visita no site oficial do projeto, onde com certeza o visitante tem informações úteis sobre os aspectos, vantagens, propostas e ideais dessa visão de tecnologia.

Fundação GNU.

1 thoughts on “Meus(nossos) primeiros contatos com sistemas operacionais.”

  1. Eu particularmente, a 4 anos estou me adaptando melhor ao conhecer e estudar a realidade de operar nesse ambiente Linux e junto cm o Debian. Hj já faz parte e está vantagem é ideal na minha visão tecnológica e útil nas minhas pesquisas do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *